sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estrada de Ferro Araraquara - EFA


 Estrada de Ferro Araraquara - EFA

A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiás (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas trafega trens de cargas e a linha está administrada pela ALL - América Latina Logística


Estrada de Ferro Araraquara - Origem da linha: 

A linha foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em 1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada). Foi prolongada aos poucos até atingir em 1912 São José do Rio Preto. Somente em 1934 atingiu Mirassol para apenas nos anos 1940 seguir avançando, atingindo a estação de Presidente Vargas, às margens do rio Paraná, em 1952. Em 1955, foi entregue o primeiro trecho em bitola larga, retificado, entre Araraquara e São José do Rio Preto, atingindo finalmente Presidente Vargas em 1962. Em 1968, a empresa passou a ser administrada pela Cia. Paulista, aí praticamente desaparecendo os trens de passageiros que partiam de Araraquara, agora sempre seguindo diretos de São Paulo na maioria das vezes com equipamento da Cia. Paulista. Em 1971, foi tudo incorporado à Fepasa. Em 1998, a linha foi unida à linha da Ferronorte, em território mato-grossense, mas já apenas para trens de cargas. Continuando nos dias de hoje (2013), sob administração da ALL - América Latina Logística  com apenas trens de carga.







Antiga Estação Ferroviária de Araraquara
Atual Museu do Ferroviário




Chegada do primeiro trem da Rio-Clarense em Araraquara, em 1885. À frente da locomotiva está escrito: "Viva o Visconde do Pinhal, Digno Presidente da Cia. Rio Claro - Viva Araraquara!" (Acervo Arquivo Histórico do Município de Rio Claro).




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