quarta-feira, 6 de março de 2013

Santa Casa de Araraquara II







A Santa Casa foi fundada em 25 de fevereiro de 1902. O início das atividades da Santa Casa de Araraquara datam de 1902. A  iniciativa foi do grande proprietário de terras, de tradicional família araraquarense, Antônio Lourenço Corrêa.  Segundo relatos, o hospital teria funcionado inicialmente num prédio alugado na Vila Xavier, durante dois anos, após esse período fechado por dificuldades financeiras. Reaberto de 1904 a 1907 e depois fechado novamente.

Após uma reunião em 1908,  definiu-se os termos finais da consolidação da Santa Casa de Araraquara. O prédio foi construído nessa data, sendo sua fachada voltada para rua José Bonifácio. A inauguração desse módulo do hospital ocorreu em 1909.

Desde aquela época, já havia ações da comunidade em prol da Santa Casa. Os livros registram doações de rendas de espetáculos,  lata de banha, toalha de cerâmica, cachos de banana, feijão, arroz, ovos, leitoa, etc. O que demonstra o grande envolvimento da população na manutenção desta casa de saúde. Além da mobilização da sociedade, os médicos sempre contribuíam doando instrumental e arsenal cirúrgico.

Em maio de 1915, foi acordado a vinda de 5 irmãs zeladoras do Sagrado Coração de Jesus para colaborarem no dia a dia da Santa Casa.
Em 1927, o engenheiro Alexandre Ribeiro Marcondes Machado apresentaria a planta para construção do prédio que daria feições definitivas ao hospital.

No ano de  1929, iniciou-se a construção do prédio com entrada pela Rua Voluntários da Pátria (5).
A Santa Casa de Araraquara, até 1930 foi o único hospital que serviu a população da cidade.

As acomodações físicas cresceriam muito na segunda metade do século, seus equipamentos e serviços prestados acompanhariam de perto os grandes avanços da medicina pós-guerra.
Hoje, a Santa Casa Araraquara, registra 1.000 internações mensais pelo SUS, na sua macro região com 600.000 habitantes.



Nenhum comentário: