Da fundação da Maternidade à Vovó Mocinha
A Gota nasceu em 1916, quando o médico Francisco Pedro Monteiro da Silva, João Ignácio do Amaral Gurgel, Augusto da Silva César e Narciso da Silva Cezar encabeçaram o movimento a campanha "Doe uma gota de leite para o bebê que não tem onde mamar". Foi o começo do projeto.
O terreno do atual prédio foi doado depois que o filho de um fazendeiro e também médico morreu de gripe espanhola, em 1918. "A família doou uma área de 2,5 mil metros quadrados em 1921."
Algumas Irmãs Franciscanas como Lídia Kazianer e Michaela Berger, ali iniciaram seus trabalhos em 1927, morando, porém, no Asilo. A abertura oficial da casa deu-se em 01 de julho de 1928. A princípio, funcionava apenas como creche; mais tarde, também como maternidade, atendendo às mães pobres. Por dez anos, as religiosas ali estiveram, dando seu apoio e carinho às mães e às crianças. Havia também distribuição de leite e mamadeira para externas.
Em 26 de junho de 1938 esse serviço deixou de ser prestado pelas Irmãs, passando-o a outros que vieram substituí-las.
Em 1936, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um anexo, porque nessa época o espaço já era insuficiente para atender à demanda. Mas a conclusão só se deu em 1993.
Foi reinaugurada oficialmente em 8 de Março de 2012, mas começou a atender somente em 13 de Maio de 2012. Leva o nome de Irene Siqueira Alves "Vovó Mocinha", Mãe da Esposa do médico Dr.Eduardo Lauand, que teve quase toda vida vinculada e dedicada a Maternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário