quinta-feira, 21 de março de 2013

José Roberto Fernandes - Araraquara


 Nossa homenagem  a José Roberto Fernandes

José Roberto Fernandes é daquelas pessoas que nos faz sentir orgulho de sermos araraquarense, que engradece e enriquece nossa Terra. Difícil é desvincular sua atuação profissional de jornalista esportivo das memórias de nossas vidas, principalmente daqueles que, como eu, são torcedores da Ferroviária e que já ultrapassaram a faixa dos 40 anos. 
Sua presença no rádio esportivo de Araraquara, faz parte do próprio cotidiano da cidade. Sua paixão pelo rádio e pela Ferroviária em todos os seus momentos, bons ou ruins, ultrapassam a barreira do profissionalismo que sempre foi uma de suas principais características e chegam ao mais puro sentimento que é amar aquilo que se faz.
Impossível falar da Ferroviária ou de Araraquara sem falar de José Roberto Fernandes. 
À ele nossa eterna gratidão de admiração e agradecimento por tudo que fez e faz, não só para a Ferroviária como também para nossa querida cidade de Araraquara. Obrigado Zé e que Deus o preserve por muitos e muitos anos em nossas vidas, narrando muitos e muitos gols da nossa querida ferrinha.

Silvio Porfirio


José Roberto Fernandes na Arena da Fonte


José Roberto Fernandes com Wilson Silveira Luis


José Roberto Fernandes (1º a direita), segurando o microfone em uma Cerimônia na sua Cidade Natal Colina, em 1966.


José Roberto Fernandes (ao Centro) em sua Cidade Natal Colina 
em 24 de Novembro de 1966.


José Roberto Fernandes uma história de sucesso

José Roberto Fernandes nasceu no dia 31 de Janeiro de 1943. Iniciou sua trajetória no serviço de alto-falantes na praça da Igreja Matriz de sua cidade natal Colina. Lá, ele comandava um programa esportivo que tratava dos assuntos relacionados principalmente ao time do Colina Atlético,  que disputava o campeonato amador daquela região.
A experiência auxiliou o radialista a superar 234 candidatos na disputa por uma vaga na Rádio Barretos, considerada por ele uma transmissora excepcional até os dias de hoje. O alto número de concorrentes se deve ao fato do rádio ser o grande veículo de comunicação da época, quando a televisão ainda não possuía a mesma força.
Ele fez o teste, passou e começou a trabalhar no mesmo dia. De lá, José Roberto foi para Uberlândia, onde trabalhou por dois anos, antes de voltar a Barretos, cidade em que se manteve por um período de 11 anos. Em julho de 1975, ele chegou a Araraquara para trabalhar na Rádio Morada do Sol, onde cobriria o Campeonato Sul-Americano de Basquete. Antônio Carlos Araújo, que era gerente da rádio na época, foi o responsável por trazer o radialista para a cidade, onde acabaria se tornando um dos baluartes do rádio esportivo do interior paulista.
Hoje, é impossível não relacionar o nome de José Roberto Fernandes à Ferroviária, clube que ele adotou como seu time do coração. Narrou momentos marcantes da história grená, tanto em conquistas brilhantes da equipe como nas piores fases, quando a Locomotiva chegou a disputar a quarta divisão do futebol estadual.
O basquete da cidade também deve muito a ele, que foi um dos diretores da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), entidade que lutou para manter a equipe em atividade, mesmo com a perda do Gigantão e a falta de apoio financeiro. Além do futebol e do basquete, as outras modalidades esportivas sempre tiveram espaço em seu programa. Em mais de 35 anos de Araraquara, Zé Roberto comandou as coberturas esportivas do rádio da cidade, tanto na Morada do Sol como na Cultura. Em 1985 formou a equipe “Campeões da Bola”, que completou mais de 25 anos de existência. Também trabalhou nos jornais Diário da Araraquarense, O Imparcial, Jornal da Manhã, Tribuna Impressa e TVara, além de ter trabalhando por muitos anos como assessor de imprensa da Câmara Municipal. Atualmente exerce suas atividades profissionais na Rádio Cultura de Araraquara e também na TV Circulando além de inúmeros projetos que planeja para o futuro.
Em 28 de Novembro de 2008, em uma cerimônia no Palacete das Rosas, recebeu o titulo de cidadão Araraquarense.
Por esses e outros motivos, a cidade de Araraquara comemora e agradece por essas cinco décadas de profissionalismo e dedicação ao esporte.


Fonte:



Nenhum comentário: