A Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, foi criada em 23 de fevereiro de 1948 pela Lei Estadual no. 77, chamada na época, Escola Industrial, a qual extinguiu o Núcleo de Ensino Profissional que vinha funcionando desde 1934 e encampando a Escola Profissional Feminina Municipal, que funcionava juntamente com o Núcleo de Ensino Profissional. Da junção destas duas escolas, nasceu a Escola Industrial funcionando somente com classes femininas. Em 1950 ingressa a primeira turma masculina e instala-se o curso de Mecânica de Máquinas. A equiparação da Escola Industrial às demais escolas secundárias foi efetivada pelo Decreto Estadual no. 32.107, de 21 de janeiro de 1953. A Lei Estadual no. 3.904, de 18 de junho de 1957, atribui como Patrono da Escola, a Profa. Anna de Oliveira Ferraz (1883-1932), de temperamento dócil, rigor de caráter e de repassada bondade, consagrou toda a sua vida ao ensino primário, numa época em que tudo era difícil e os recursos os mais parcos imagináveis.
A preocupação de ensinar já lhe era inata e instala uma Escola para Alfabetização dos Operários das Cerâmicas de Santa Gertrudes. Por essa razão a Escola Industrial de Araraquara homenageou e reconheceu o seu trabalho destacado e desenvolvido em prol do ensino, instituindo-a como Patrono da Escola. Vale destacar que a profa. Anna de Oliveira Ferraz era mãe do eminente Ministro José Romeu Ferraz, figura representativa na época, que procurou dar todo apoio ao desenvolvimento da nossa escola. Em 1965, através do Decreto Estadual no. 44.533, de 18/02, passou a denominar-se "Ginásio Industrial". Em 1976, muda o nome para Centro Estadual Inrescolar "Profa. Anna de Oliveira Ferraz". Em 1980, volta a denominar-se Escola, mas "Escola Estadual de 2o. grau Profa. Anna de Oliveira Ferraz", por dedicar-se a formação de técnicos e profissionais para atuarem em Araraquara e região. Em 1994 passou a ser administrada pelo Centro Paula Souza, procurando galgar posições como líder de formação profissional. A ETEC “Professora Anna de Oliveira Ferraz” – 029 – Araraquara está subordinada a Administração do Centro Paula Souza – CEETEPS – autarquia Estadual de regime especial, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo.
O Centro Paula Souza constitui-se, hoje, na principal Instituição Pública de Educação Profissional do País, pela diversidade das áreas de formação e regiões atendidas e pela quantidade de vagas oferecidas. A ETEC de Araraquara está hoje inserida neste grande contexto, oferecendo 13 (treze) Habilitações Técnicas, além do desenvolvimento de 12 (doze) turmas do Ensino Médio, o que se torna o principal desafio desta estrutura, precisando ser adotadas novas formas de atuação, no tocante ao atendimento, acompanhamento, assistência, orientação a necessidade de adequação de oferta de cursos nos diversos processos produtivos, na organização do trabalho e nos perfis dos profissionais das habilitações aque se propõem desenvolver no ano de 2010.
A Etec tem várias salas de aulas equipadas com TV, DVD, data show e sistema de som, além de vários laboratórios para as aulas práticas dos seus cursos técnicos. Tem também uma videoteca e uma biblioteca informatizada com acesso à internet e um acervo aproximado de 2,5 mil livros.A localização privilegiada da escola, no Centro de Araraquara, facilita o bom relacionamento com todos da comunidade. Uma prova desse é o alto público frequentador, da cidade e da região, das já tradicionais festas organizadas pela APM da escola, “Festa Junina” e “Festa da Primavera”. Nos últimos três anos a escola foi premiada pelo IBTA, devido ao desempenho do ensino médio nos exames do ENEM.Sempre buscando manter-se como referência na formação técnica e profissional, a Etec vem, constantemente, criando novos cursos e atualizando seu conteúdo didático-pedagógico procurando suprir as necessidades do mercado regional.
Alinhado com os objetivos e metas do Centro Paula Souza, a ETEC de Araraquara busca o desenvolvimento do aluno que atenda às expectativas da comunidade onde se insere, voltado ao desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural da sociedade paulista, tendo como missão a formação de profissionais de nível técnico para o parque industrial das várias áreas e serviços de ensino, contribuindo com a geração de empregos e com o progresso econômico, social, cultural e tecnológico do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário