segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Faculdade de Odontologia - Unesp Araraquara





Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia - FAEPO



A esquerda: Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia - FAEPO
Ao fundo a Direita: Prédio da Faculdade de Odontologia


Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr) teve sua origem juntamente com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas  sendo que, antes da sua incorporação à Unesp (1976), fazia parte da Escola de Pharmácia e Odontologia.
Atualmente, oferece graduação em Odontologia e programas de pós-graduação nas áreas Ciências Odontológicas (Odontopediatria, Ortodontia e Dentística Restauradora), Odontologia (Periodontia, Implantodontia e Endodontia) e Reabilitação Oral (Prótese).

Histórico

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1923 por iniciativa de uma associação sem fins lucrativos, a instituição que abrigava o curso chamava-se então Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara. O curso de Farmácia foi o segundo a ser criado no estado de São Paulo e é, juntamente com o de Odontologia de Araraquara, o mais antigo dentre os que integram a Unesp. Já formou mais de 734 farmacêuticos e 2145 farmacêutico-bioquímicos.
A Escola, depois Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, de início uma instituição particular, embora com uma retaguarda do poder público municipal, passou a pleitear sua incorporação ao Estado na forma de Faculdade pertencente à Universidade de São Paulo. No entanto, somente no ano de 1951 vem conseguir sua incorporação ao Sistema Estadual de Ensino Superior.
Apenas a partir de 27 de janeiro de 1977, por força do Estatuto da Unesp, ocorreu o desdobramento da então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara em duas Unidades Universitárias distintas: a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e a Faculdade de Odontologia, ambas integrantes do Campus Universitário de Araraquara.
A Faculdade acompanha de perto a evolução das Ciências Farmacêuticas, com o objetivo de melhor formar seu profissional. Assim é que a partir de 1961 implantou o curso de Farmácia-Bioquímica, a partir de 1966 começou a oferecer a Opção Laboratório Clínico e de Saúde Pública e a partir de 1975 a Opção Industrial.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) acumulou tantas experiências e conhecimentos que se tornou um dos melhores cursos do País, entre os cerca de mais de 100 cursos existentes. O ensino oferecido é de qualidade, comprovada pela atuação sempre eficiente e qualificada dos profissionais aqui formados.

Nenhum comentário: