COLÉGIO PROGRESSO DE ARARAQUARA
O Colégio Progresso de Araraquara foi fundado em 1924 por Emília de Paiva Meira, atendendo aos apelos da sociedade local que necessitava de um colégio católico para a educação de suas jovens. A direção do Colégio foi entregue à educadora Julie Vilac, que permaneceu nessa função durante 25 anos. Em 1928, tendo sido criadas as escolas normais livres no Estado de São Paulo, foi fundada a Escola Normal Livre no Colégio Progresso de Araraquara, que durante muitas décadas, formou professoras.
As educadoras que assumiram a direção do colégio tiveram sempre a preocupação de dar continuidade a sua proposta filosófica que vem norteando seu modelo pedagógico e constantemente renovando-o, sem perder a sua função primeira, que é a de formar pessoas comprometidas consigo mesmas e com o outro. Na década de 1970, estendeu o atendimento também à clientela masculina. Atualmente tem cerca de mil alunos.
Para o Colégio Progresso, a educação hoje é um grande desafio, pois o mesmo avanço tecnológico, que permite ao homem a sua participação na "Aldeia Global," acentua-lhe o individualismo e o isolamento.
Por isso, o modelo pedagógico do Colégio Progresso de Araraquara é fundamentado numa filosofia de educação espiritualista, personalista e cristã, que valoriza a pessoa, respeitando a sua individualidade e o desenvolvimento da sua personalidade. Duas teses fundamentam esse modelo: o ser humano é sujeito responsável por seu destino; a comunidade é condição de vida para o crescimento e a realização deste mesmo ser.
A função primeira no processo educacional é levar a pessoa a ter consciência de si, do outro e do mundo. À escola cabe colaborar na formação de cidadãos críticos, participativos, que percebam a importância da vida em comunidade, que sejam agentes de seu processo de formação pessoal e social.
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