A primeira capela de Santa Cruz teve sua origem em 1860, sendo construída por Inocêncio de Camargo, que foi o zelador por quase 30 anos. Em 1920, durante uma nova construção, foi dada em usufruto aos padres redentoristas, devido às dificuldades financeiras. Em 1952 iniciou-se outra reforma para ampliação e surgiu uma nova igreja, porque as paredes foram mantidas e passaram a ser internas, enquanto foram erguidas paredes externas para ampliar o espaço. Nas paredes antigas foram abertos arcos e colocadas colunas, seguindo os padrões do estilo gótico. Também destacam-se os magníficos vitrais e a grande porta de ferro na entrada principal. A igreja ficou pronta em 1961 e em algumas oportunidades funcionou como matriz da Paróquia de São Bento, quando houve reformas, a demolição e a nova construção da matriz. Localiza-se na Rua S. Bento, na Praça de Santa Cruz.
2 comentários:
Sou Maria Antonia Martins Galeazzi e parabenizo por esse belíssimo trabalho fotográfico e acervo da memória da cidade.Foi ai que fiz minha primeira comunhão, na Igreja de Santa Cruz e aprendi a andar de bicicleta no jardim do Largo de Santa Cruz.Estudei no Grupo Escolar Pedro José Neto e no Instituto de Educação Bento de Abreu.Não esqueço do "footing" na calçada do Cine Odeon e das boas lembranças de ter vivido nessa cidade.OBRIGADA Silvio Porfirio
Muito obrigado Maria Antonia pela presença e gentileza. Volte sempre esse site é de todos nós que amamos essa cidade. Abraço.
Postar um comentário